Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
programa [2013/09/06 14:38] admin |
programa [2016/04/26 14:41] (atual) admin |
||
---|---|---|---|
Linha 1: | Linha 1: | ||
- | ====== Programa ====== | ||
- | Esta disciplina é central na formação do físico, tanto do bacharel quanto do licenciado. Seu objetivo é apresentar, discutir e aplicar as leis gerais que regem processos em que trabalho é transformado em calor ou vice-versa. | ||
- | ===== Ementa ===== | + | ===== Objetivos da disciplina ===== |
- | Temperatura e sistemas termodinâmicos. Equações de estado. Trabalho, calor e primeira lei da Termodinâmica. Entropia e segunda lei da Termodinâmica. Primeira e segunda lei da Termodinâmica combinada. Potenciais termodinâmicos e transições de fase. Aplicações da Termodinâmica a sistemas simples. Teoria cinética e noções de Termodinâmica estatística. | + | Apresentar um histórico das tendências do ensino de física em âmbito mundial e nacional. Incentivar e promover a construção e/ou elaboração de material didático teórico e experimental para aplicação no ensino médio, particularmente explorando conteúdos de mecânica e calor, tanto clássicos quanto modernos e contemporâneos. |
+ | |||
+ | ===== Ementa ===== | ||
+ | Concepções e métodos de ensinar e de aprender. Evolução das tendências para o ensino de Física. Abordagens experimentais no ensino de Física. Elaboração de Projetos de Ensino de Mecânica e Calor, incluindo os desdobramentos desses conteúdos na Física Moderna. Produção de material didático. | ||
- | (Fonte: Formulário 13, Especificação da disciplina Termodinâmica, Reforma curricular do curso de Física, 2009)\\ | + | (Fonte: Formulário 13, Especificação da disciplina Produção de Material Didático e Estratégias para o Ensino de Física I, Reforma curricular do curso de Física, 2009)\\ |